quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Causas & Consequências.

Gravidez na adolescência

A gravidez na adolescência é um quadro bastante comum no Brasil. É um assunto muito polêmico que envolve muitos fatores de causas  e consequências, a gravidez  indesejada na adolescência pode ser considerada como um problema que se reflete para o resto da vida, um fruto, uma nova vida, uma pessoa que está sendo gerada e que fará parte de você a partir da fertilização. Várias fatores são considerados como causas de precocidade em relações íntimas. Muitos afirmam que a melhor fase da vida é a adolescência por ser um momento de descobertas e aventuras, porém é necessário ter alguns cuidados para que as consequências de um erro não possam afetar no futuro.

Causas e consequências para a futura mãe:

Umas das possíveis consequências das relações íntimas sem orientação para a prevenção é a contração das temidas DSTs. Entre as causas da gravidez precoce que envolvem a mulher particularmente, sublinhamos o pouco entendimento do funcionamento do organismo feminino e de como o uso de métodos contraceptivos é fundamental para aqueles que apresentam uma vida sexual ativa.
Entre as consequências para mães adolescentes, a interrupção dos estudos e os traumas de ordem psicológicas e oriundos do eixo sócio-familiar estão entre os mais comuns. Muitas vezes a relação entre os pais adolescentes não é estável e a geração de uma criança cujos pais não mantém um relacionamento saudável pode tornar-se ainda mais dificultosa.


Para a redução de tais consequências é fundamental que o período tenha acompanhamento psicológico e familiar e que instituições como escola e comunidade estejam equilibradas para receber as mães adolescentes e seus filhos.

Causas e consequências para o bebê:

O bebê que acaba sendo gerado e nasce em um eixo familiar pouco estruturado pode receber diretamente essas e outras consequências da gravidez na adolescência.
A rejeição após o parto apresenta ainda mais chances de ocorrer entre as mães adolescentes, que acabam por projetar no bebê as frustrações da maternidade sem nenhuma experiência, de fases interrompidas, oportunidades perdidas, mudanças no corpo, anos de estudo prejudicados.


É preciso que haja bastante comunicação e apoio à mãe e seu bebê para que tais consequências e problemas que se estendam por toda a relação mãe e filho sejam reduzidos.
Na adolescência é que deve sempre estar informado pela família sobre as causas e consequências de uma gravidez não planejada e sobre o uso de métodos contraceptivos. As escolas na maioria das vezes oferecem palestras e depoimentos de jovens que estão ou já passaram por isso, ter consciência e responsabilidade é saber investir no futuro.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Provando que não só o cão é o melhor amigo do homem !

Indonésio tem como melhor amigo tigre de 170 quilos !
 
Ter um animal de estimação como melhor amigo não causa espanto a ninguém. A não ser que ele seja um tigre de 170 quilos. O indonésio Abdullah Sholeh, de 31 anos, não se separa de Mulan, felino que ele cria desde os três meses de vida. Apesar da força do animal, seu criador afirma que os dois adoram brincar de “lutinha”. As informações são do “Daily Mail”.

Mulan posa com sua 'singela' pata sobre seu criador.

De tão preocupado com o animal, Sholeh, muitas vezes, evita a própria cama para dormir ao lado de Mulan, em uma pequena casinha. O tigre é ainda conhecido por “ataque simulado”: abraça e beija seu dono quando brincam no jardim atrás de sua casa. No entanto, Mulan não tem gerência sobre sua força e Sholeh, às vezes, sai machucado das brincadeiras. Numa delas, o criador ficou com um olho ferido, após ser pego por uma das patas do animal.

Falando um pouco sobre educação...

  Leitura e escrita são segredos de escolas bem avaliadas no Enem

Os futuros calouros ficam preocupados e ansiosos quando chega a hora de encarar a maratona de vestibulares. Os estudantes ficam tão preocupados em aprender o conteúdo todo em um ano que não se dão conta de que o aprendizado é contínuo.
A perspectiva é essa para as escolas nas quais os alunos tiraram de letra a redaçao e a prova de Linguagens e Códigos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O Colégio Cruzeiro-Centro, mais uma vez, tirou a melhor nota na redação no Estado do Rio de Janeiro: 781,90 pontos. O segredo para o sucesso? Estimular os alunos desde cedo.

- No Cruzeiro-Centro, desenvolvemos diferentes estratégias redacionais, adequadas a cada faixa etária, que exploram as habilidades dos alunos - destacam Lygia Aleksandrowicz, coordenadora do colégio, e Márcia Bichara, coordenadora de Língua Portuguesa da instituição.

Estimular os alunos desde cedo também é uma preocupação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). Melhor escola pública do Rio de Janeiro no Enem 2011, o investimento nas classes primárias faz a diferença.

- Temos uma disciplina chamada “Clube da Leitura”, que faz parte da grade curricular do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Além disso, realizamos o ‘Projeto Redação’ - explica a vice-diretora do CAp-Uerj, Maria Beatriz Porto.

Projeto desenvolve habilidades desde cedo

Alunos do terceiro comemoram: CAP-Uerj foi a melhor pública do Rio em 2011.

O “Projeto Redação” nasceu em 2004. Engana-se quem pensa que são só os alunos do Ensino Médio que participam.
- Cada ano temos um tema específico que é desenvolvido com os alunos. No fim do ano, produzimos um livro com todas as redações. Os alunos de alfabetização também participam com a coordenação da professora - orgulha-se Porto.
Os alunos também entram na dança e garantem que o incentivo da escola influencia na hora do resultado no vestibular. No caso do CAp-Uerj, por exemplo, os estudantes passam quase oito horas por dia na escola.

- No começo do ano tive uma crise porque não sabia o que queria fazer. Estava desanimado por causa da carga horária puxada e fiquei desanimado com a quantidade de matérias que tinha que estudar por causa das provas. Os professores me ajudaram muito nesse momento. Aqui a gente aprende um conteúdo para a vida toda - elogia Daniel Santiso, de 18 anos, que está no terceiro ano do Ensino Médio.
Ênfase na redação para dar salto em ranking
Colégio da Imaculada Conceição, em Botafogo, conseguiu subir no ranking do Enem 2011, em relação ao ano anterior.

Aulas de reforço e projeto de redação também foram as armas do Colégio Imaculada Conceição (CIC) para subir no ranking do Enem de 2011. A escola subiu 72 posições em relação ao ENEM 2010, passando da 127ª para a 55ª colocação no município do Rio.

- Agora precisamos continuar o trabalho para melhorar e também para conseguirmos manter boa colocação - diz a coordenadora do Ensino Médio do CIC, Maria Teresa Sobral de Almeida.
A História da TV .

   A televisão dita regras, lança tendências e é a queridinha da sua casa há mais de 80 anos. Está na hora de conhecer um pouco da história do eletroeletrônico que mudou o mundo e ajudou a interligar continentes.

Quem nunca se pegou falando algum bordão do tipo “é brinquedo não”, “é mara”, “isso é uma vergonha”, “fala Lombardi”, depois de ter visto na televisão? Sem dúvida, a televisão revolucionou o mundo, influenciou comportamentos, marcou décadas e hoje é o meio de comunicação com maior penetração e importância no mundo, mesmo depois da popularização da Internet. No Brasil, a televisão virou um fenômeno desde que a primeira transmissão foi feita no ano de 1950. No ano de 2008, de acordo com o IBOPE, 93% das residências do país possuem aparelho de televisão, já o número de casas com Internet não passava de 23% da população.

Era uma vez...
Atualmente, é difícil acreditar que a televisão era um artigo de luxo e que a imagem não passava de alguns chuviscos difíceis de decifrar. Mas, o tempo passou e, assim como os outros meios de comunicação, a televisão se popularizou, a tecnologia evoluiu, o preço diminuiu e ela conquistou a preferência de todo o mundo.
Assim como várias invenções brilhantes, a televisão contou com o trabalho de vários pesquisadores ao longo de anos até estar pronta para transmitir seus sinais aos telespectadores. As primeiras transmissões experimentais foram feitas em meados da década de 1920.
Experimentos realizados em 1926 na Inglaterra, Japão e nos EUA em 1927 marcam o início das transmissões de imagens e sons.

Como a televisão foi desenvolvida por várias pessoas, em diferentes lugares do mundo, não há um consenso acerca da primeira transmissão oficial, mas o que se sabe é que a empresa AT&T foi uma das pioneiras ao realizar uma transmissão na cidade de New York, mas na época (1927), somente algumas pessoas tiveram acesso à transmissão.
Já na década de 1920, as primeiras celebridades começaram a surgir e a fazer muito sucesso. O Gato Félix é considerado o primeiro personagem a ter sua imagem veiculada na TV em 1928.
Ele era utilizado para a regulagem dos aparelhos transmissores, já que era em preto e branco, naquela época as cores perfeitas para o ajuste dos equipamentos recém inventados. O desenho do gato foi feito em papel e transmitido ao longo de duas horas por dia e as imagens recebidas eram de apenas dois centímetros de altura. 

Gato Félix, 1ª celebridade de TV.
 
       
Nunca mais parou !

As imagens transmitidas nos anos 20 eram de baixíssima resolução, tendo em vista que eram de aproximadamente 60 linhas. Hoje, as televisões analógicas têm resolução de aproximadamente 480 linhas. Mas depois da primeira transmissão nos anos 20, os avanços tecnológicos nunca mais pararam e a evolução das TVs também não.
 
A década de 1930 serviu para a lapidação da televisão. Eventos como a Segunda Guerra Mundial, de certa maneira, ajudaram a alavancar o desenvolvimento dos aparelhos e tecnologias de transmissão, pois as pesquisas realizadas na época foram intensas. Grandes emissoras também já haviam surgido na década de 30. Canais como a BBC, CBS e CGT abriam as portas para a transmissão de programas e eventos esportivos.
Os aparelhos de TV já começavam a ser produzidos em larga escala, mas eram poucas as pessoas que tinham acesso a ele, tendo em vista que o rádio ainda era o meio de comunicação predominante e os preços ainda eram proibitivos. Nos anos 30, as telas do televisor dificilmente ultrapassavam as cinco polegadas, desta forma era difícil assistir a alguma coisa.


Muito tamanho e pouca imagem nas TVs dos anos 30.
 
A partir desta década, a resolução das imagens melhorou consideravelmente, passando das 60 linhas para até 405. A Europa e EUA estavam na dianteira da tecnologia e, já no ano de 1936, a coroação do rei Jorge VI é considerada a primeira transmissão ao vivo da história da televisão e assistida por mais de cinquenta mil pessoas em Londres, na Inglaterra.
 
 
 
O Boom !
 
Historicamente, o boom da televisão foi nos anos de 1950. Os eletrodomésticos invadiram os lares dos estadunidenses e ídolos como Elvis Presley davam fôlego ao American Way of Life. Antes disso, em 1940, foi realizada a primeira transmissão em cores que se tem notícia e as transmissões esportivas e os primeiros telejornais começaram a ganhar destaque.
 
 
Ainda na década de 50, milhares de pessoas já tinham acesso à TV nos EUA, Europa e Ásia e, para alegria dos brasileiros, ela desembarcou por aqui com a ajuda do empresário Assis Chateaubriand.

 
 
Tupi or not tupi?

A rede Tupi, criada em 1950, foi a primeira emissora de televisão do Brasil e reinou absoluta ao longo de muitos anos. Para fazer sua ideia decolar, Chateaubriand trouxe dos EUA 200 aparelhos de TV e os espalhou pela cidade, onde quem passava pela rua era “hipnotizado” pelas imagens e sons do mais novo invento a desembarcar em terras tupiniquins. 
 
 
A invenção do controle remoto no início dos anos 50 impulsionou a compra de televisores no mundo inteiro e também, revolucionou a forma com que se assistia à televisão.
As emissoras agora tinham um forte concorrente, o botão da emissora rival a poucos centímetros de distância, desta forma precisavam ter uma programação diversificada e de alta qualidade para atrair telespectadores e, claro, anunciantes.
 
Um dos primeiros controles remotos.


domingo, 2 de dezembro de 2012

A História da Fotografia (:

A História da Fotografia

É muito difícil encontrar alguém que não tenha apreço por fotografias, pois atualmente as pessoas registram seus passeios, paisagens ou momentos especiais com suas câmeras.
A história da fotografia  pode ser contada a partir das experiências executadas por químicos desde a antiguidade. A câmara escura na época era projetada em um quarto com pequeno orifício aberto para o exterior.
No século XVII as câmeras passaram a ser móveis, desmontáveis e semiportáteis. Os irmãos franceses Jean Niceforo e Claude Niepce são os primeiros a relacionar a imagem registrada com luz e câmera escura.
Outros investigadores trabalharam em busca de técnicas para aprimorar seus conhecimentos sobre a fotografia, até que encontraram um papel para que os negativos fossem impressos de maneira fácil.
Em 1848, o escultor inglês Frederick Scott Archer criou o processo colódio úmido, outro método para revelar a imagem, após alguns anos foram obtidas fotografias coloridas.

O primeiro livro a ser publicado com fotografias se chamava Pencil of Nature.
Algumas curiosidades...
  • Você sabia que a fotografia era conhecida como "Heliografia”? Joseph Nicephore obteve as primeiras fotografias expondo placas metálicas à luz do sol.
  • O primeiro livro a ser publicado com fotografias se chamava Pencil of Nature e foi divulgado em Londres em 1844.
  • Os estudos históricos sobre a foto iniciaram-se por volta de cem anos após sua invenção, porém os estudos teóricos tiveram início no pós-guerra.
  • Muitas pessoas podem encontrar nas fotografias a ausência, lembrança, a separação dos que amam, dos que já faleceram e as que despareceram.
  • A teoria usada para caracterizar a fotografia advém do campo semiótica o que declina da Semiologia de Saussure.
  • Algumas dúvidas surgem a respeito da fotografia como, por exemplo, o motivo dos olhos ficarem vermelhos nas fotos, no entanto isso acontece devido o reflexo do flash no sangue da retina entrar na pupila e assim atingir os vasos do fundo dos olhos.
Algumas fotografias...



 



 

Redes Sociais, o que são ?



Você já ouviu falar no conceito de Redes Sociais? Não? Nem imagina o que seja? Bom, a Internet está se tornando um modo de vida. Milhares de usuários da internet são membros de uma ou mais redes sociais.
Segundo o site wikipedia, são relações entre os indivíduos na comunicação por computador. O que também pode ser chamado de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a comunicação e, portanto, utilizar laços sociais.

Mas e quais são as redes sociais na Internet?

Resposta simples: redes sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação.
Atualmente, existem vários sites da rede social que operam mundialmente. Para você entender melhor qual é o conceito que move essas redes sociais, veja este vídeo que chama a atenção pelo conteúdo e também pela criatividade da produção, extremamente simples, porém com ótimo efeito de entendimento.

Príncipais características das redes sociais:

A mesma interação social que o ser humano desenvolve no seu dia-a-dia é percebida também na internet. Nós sempre vivemos em Redes. Estas podem ser percebidas sob a forma de grupos sociais como a escola, a igreja, o trabalho, o time de futebol, etc.
Com a chegada da internet, essas redes passaram a existir também no ambiente online. Laços sociais, portanto, representados por novas Redes criadas através de plataformas digitais como: Facebook, Twitter e Orkut. Segundo Conrado (2011) o que forma uma Rede são os relacionamentos constituídos, sejam os afetivos ou profissionais. Bem como, o compartilhamento de interesses e objetivos em comum.

CyberBullyng: Saiba mais sobre esse assunto!

 
 
O que é CyberBullyng ?
 
O cyberbullying consiste no ato de, intencionalmente, uma criança ou adolescente, fazendo uso das novas tecnologias da informação, denegrir, ameaçar, humilhar ou executar outro qualquer ato mal-intencionado dirigido a outra criança ou adolescente.
Um cyberbullying pode tornar-se, no momento seguinte, também ele uma vítima. É frequente os jovens envolvidos neste fenômeno mudarem de papel, sendo os maltratantes numa altura e as vítimas noutra.
Envolvendo três vetores (bully – vítima - novas tecnologias da informação e comunicação), o cyberbullying é um fenômeno em rápido crescimento, em particular no mundo da Internet.
 
Como se detecta o CyberBullyng ?
 
 Para detectar o cyberbullying os pais e educadores devem estar atentos a alterações de comportamento e personalidade dos jovens ou crianças nomeadamente quando estes:
 
 Se tornam afastados, agitados, ansiosos, tristes ou deprimidos;
Expressam raiva, gritando ou vitimizando outras crianças/jovens (tal como um irmão ou irmã mais novos);
Se queixam fisicamente de dificuldades em adormecer, dores de cabeça ou de barriga ou quando se verifica a alteração de hábitos alimentares;
Revelam alterações na utilização da Internet ou de outras tecnologias.


Que perigos pode apresentar ?

 Muitas vezes estes ataques são perpetrados por jovens contra outros jovens. O bullying pode assumir contornos graves que levem as vítimas a situações altamente incomodas e indesejáveis.
Embora, na sua maioria, os atos de bullying não tenham consequências tão dramáticas, pode, no entanto, causar igualmente um grande sofrimento.
 
Como fazer frente ao CyberBullyng ?
 
Há sugestões de como os pais e educadores devem debater o assunto com as crianças e jovens a seu cargo e fazer frente ao cyberbullying. Estas incluem:
 
Criar e manter um clima de comunicação aberta e conversas regulares sobre a Internet e as tecnologias, em vez de esperarem e apenas abordar o assunto quando ocorrer algum problema;
 
Encorajar as crianças/jovens a falar sobre os problemas com que se confrontam na Internet ou com as tecnologias;
 
Explicar às crianças e aos jovens que se forem vítimas de cyberbullying a culpa não é deles.

Que cuidados devo ter ?

Tal como em muitos outros fatos da vida, a prevenção é o melhor meio de evitar os efeitos do cyberbullying. Aqui apresentamos algumas dicas que poderão ser úteis:
 
Conheça as armas de combate ao bullying:
 
Navegue pela Internet e informe-se acerca de todos os meios de combate à disposição do cybernauta. A vítima não precisa de sofrer passivamente este tipo de ataques, existem formas de resolução, nomeadamente, reportando ao responsável pelo sítio de Internet a situação de abuso ou à operadora de telecomunicações. Se entender que o bullying assume contornos realmente nocivos, contate a polícia.
 
Fale com o seu filho:
 
A comunicação entre o jovem e as pessoas envolvidas na sua educação ajuda a evitar o isolamento e o segredo quando um problema destes se instala. Falar regularmente com o seu filho ajuda a perceber as alterações no seu comportamento e a prestar-lhe a ajuda necessária. Em especial, explique ao jovem que ele não está sozinho nesta situação e não tem que passar por ela sozinho, nem fez nada para merecer ser maltratado dessa forma.
 
Mantenha os computadores em locais comuns da sua habitação:
 
Este cuidado refere-se aos computadores com acesso à Internet. Ao limitar a privacidade na utilização da Internet, poderá estar mais atento a alguma utilização mais abusiva, bem como agir atempadamente caso tal suceda.
 
Não permita partilha de dados pessoais:
 
Ensine ao seu filho os perigos de fornecer dados pessoais a terceiros, tais como o roubo de identidade . Além disso, trocar ou colocar imagens pessoais na Internet oferece a oportunidade a outros de as copiar, usar e manipular.
 
 
Ensine os seus filhos a serem corretos na Internet:
 
Insista na boa educação, seja online ou no dia a dia. Um dos efeitos nefastos do cyberbullyng é levar a vítima a retaliar e tornar-se, ela mesma, numa cyberbullyng. Quebre este ciclo encorajando o seu filho a responder de forma apropriada (informando os responsáveis pelos sites de Internet, as operadoras de telemóvel ou ignorando a situação). Não deixe o jovem perder o controle da sua vida, que é o propósito principal do cyberbullyng. 
Da mesma forma, mostre-lhe que começar neste tipo de “brincadeiras” (que o cyberbullyng pode considerar inocente, não tendo consciência das consequências para o alvo) é algo muito negativo e perigoso.
 
Guarde mensagens do cyberbullyng:
 
Embora não sejam agradáveis, estas podem servir de prova caso o assunto assuma proporções tais que seja necessária a intervenção de entidades especializadas.
 
Mude a conta de emai-l e/ou outras:
 
Se a situação persistir, incentive o jovem a mudar a conta na qual o abuso ocorre, seja correio eletrônico, blog, ou outras. Mantenha as contas antigas para ajudar a apanhar o autor.
 
Instale software de prevenção ao cyberbullyng:
 
Se pesquisar na Internet, encontrará alguns programas que poderá instalar no seu computador para ajudar a prevenir este tipo de situação e/ou ajudar a identificar a origem do ataque.