terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Falando um pouco sobre educação...

  Leitura e escrita são segredos de escolas bem avaliadas no Enem

Os futuros calouros ficam preocupados e ansiosos quando chega a hora de encarar a maratona de vestibulares. Os estudantes ficam tão preocupados em aprender o conteúdo todo em um ano que não se dão conta de que o aprendizado é contínuo.
A perspectiva é essa para as escolas nas quais os alunos tiraram de letra a redaçao e a prova de Linguagens e Códigos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O Colégio Cruzeiro-Centro, mais uma vez, tirou a melhor nota na redação no Estado do Rio de Janeiro: 781,90 pontos. O segredo para o sucesso? Estimular os alunos desde cedo.

- No Cruzeiro-Centro, desenvolvemos diferentes estratégias redacionais, adequadas a cada faixa etária, que exploram as habilidades dos alunos - destacam Lygia Aleksandrowicz, coordenadora do colégio, e Márcia Bichara, coordenadora de Língua Portuguesa da instituição.

Estimular os alunos desde cedo também é uma preocupação no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). Melhor escola pública do Rio de Janeiro no Enem 2011, o investimento nas classes primárias faz a diferença.

- Temos uma disciplina chamada “Clube da Leitura”, que faz parte da grade curricular do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Além disso, realizamos o ‘Projeto Redação’ - explica a vice-diretora do CAp-Uerj, Maria Beatriz Porto.

Projeto desenvolve habilidades desde cedo

Alunos do terceiro comemoram: CAP-Uerj foi a melhor pública do Rio em 2011.

O “Projeto Redação” nasceu em 2004. Engana-se quem pensa que são só os alunos do Ensino Médio que participam.
- Cada ano temos um tema específico que é desenvolvido com os alunos. No fim do ano, produzimos um livro com todas as redações. Os alunos de alfabetização também participam com a coordenação da professora - orgulha-se Porto.
Os alunos também entram na dança e garantem que o incentivo da escola influencia na hora do resultado no vestibular. No caso do CAp-Uerj, por exemplo, os estudantes passam quase oito horas por dia na escola.

- No começo do ano tive uma crise porque não sabia o que queria fazer. Estava desanimado por causa da carga horária puxada e fiquei desanimado com a quantidade de matérias que tinha que estudar por causa das provas. Os professores me ajudaram muito nesse momento. Aqui a gente aprende um conteúdo para a vida toda - elogia Daniel Santiso, de 18 anos, que está no terceiro ano do Ensino Médio.
Ênfase na redação para dar salto em ranking
Colégio da Imaculada Conceição, em Botafogo, conseguiu subir no ranking do Enem 2011, em relação ao ano anterior.

Aulas de reforço e projeto de redação também foram as armas do Colégio Imaculada Conceição (CIC) para subir no ranking do Enem de 2011. A escola subiu 72 posições em relação ao ENEM 2010, passando da 127ª para a 55ª colocação no município do Rio.

- Agora precisamos continuar o trabalho para melhorar e também para conseguirmos manter boa colocação - diz a coordenadora do Ensino Médio do CIC, Maria Teresa Sobral de Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário